terça-feira, 26 de outubro de 2010

Abordagem Clássica da Administração

A abordagem clássica da Administração Organizacional teve início no principio do séc. XX e refere-se a duas concepções diferentes, mas com muitos pontos comuns:

1. Escola da Administração Científica – Frederick Taylor

2. Teoria Clássica – Fayol

Esta abordagem da Administração, chamada clássica, surgiu da necessidade de responder ao crescimento desorganizado e desmesurado das empresas e organizações.

1. Escola da administração Científica

Esta escola teve a sua origem nos Estados Unidos a partir do engenheiro Frederick Winslow Taylor (1856-1915).

A sua preocupação era aumentar a produtividade da empresa, aumentando o nível de eficácia e eficiência dos operários.

Esta escola coloca a ênfase nas Tarefas preocupando-se:

O método de trabalho;

Os movimentos necessários à execução da tarefa;

O tempo – padrão para a execução da tarefa.

Taylor começou por fazer uma detalhada análise das tarefas dos operários, analisou os seus movimentos e processos de trabalho, para aperfeiçoar e racionalizar.

Considera que a empresa deve abandonar os métodos empíricos de produção e começar a aplicar os princípios gerais da ciência.

Pressupostos gerais da Administração científica do trabalho:

Os operários que desempenham as mesmas tarefas devem fazê-lo, todo do

mesmo modo, e de acordo com a melhor maneira que existe para o fazer.

Compete à Administração da Organização fazer o estudo minucioso do trabalho do operário e estabelecer a melhor maneira de o executar.

Compete à supervisão do operário, assistir ao trabalho, durante a produção (vigiar e controlar)

Compete ao trabalhador, unicamente executar o seu trabalho.

O trabalho tem melhores resultados e torna-se mais económico, se se dividirem em pequenas partes todos os movimentos necessários para a sua execução. É necessário, pois, decompor cada tarefa numa série ordenada de movimentos simples.

Há que economizar tempo e esforço do operário. Os movimentos inúteis são eliminados e os movimentos úteis são simplificados.

Adaptação dos operários à tarefa.

Maior especialização dos operários.

Maior especialização das actividades.

Melhorar a eficiência do operário. A eficiência é a relação existente entre o desempenho real do operário e o desempenho estabelecido previamente, com uma eficiência de 100%.

A Administração cientifica coloca o ênfase nas Tarefas da Organização, simplificando-as, de modo a obter o máximo de especialização dos operários.

De acordo com este plano de administração e Organização empresarial, Taylor procura conciliar os interesses da empresa, em que aumenta a produção, diminuindo os seus custos, com os interesses dos operários, na medida em que estes, produzindo mais obtém maior rendimento e salários mais elevados.

Esta concepção conduz-nos a uma determinada visão do Homem – o Homem económico – que somente se interessa por dinheiro, produzindo o máximo de que é capaz fisicamente para obter o máximo de salário e de prémios de produtividade.

Críticas à organização empresarial de Taylor:

Visão mecanicista do Homem – Este é visto unicamente como possuidor da força de trabalho, útil para a produçãoO Homem é considerado como um ser passivo, sem vontade, sem iniciativa e outras motivações e interesses, que não seja o dinheiro. Especialização exagerada realizada através da divisão das tarefas, o que aumenta a produtividade e a eficácia do operário. Esta não qualifica o funcionário e impede-o de aprender a executar outras tarefas, dificultando a mobilidade profissional. O que interessava era o homem certo no lugar.

Esta perspectiva apresenta uma visão microscópica do homem não considera os aspectos humanos da organização.

2. A teoria clássica da organização

A teoria clássica foi desenvolvida por Fayol, um engenheiro francês, que viveu entre 1841 e 1925. Tal como Taylor, tinha como preocupação de base, a eficiência dos trabalhadores na empresa.



Fayol considera que, de entre as várias funções da empresa, a mais importante é a função administrativa que consiste em:

PREVER – Visualizar o futuro e traçar o programa de acção.

ORGANIZAR – Articular o aspecto material e social da empresa.

COMANDAR – Dirigir e orientar o pessoal.

COORDENAR – fazer a devida articulação entre todos os esforços e actos das pessoas envolvidas na empresa.

CONTROLAR – Verificar se os procedimentos do pessoal se acorda com as regras e os princípios estabelecidos na empresa.

O papel da Direcção consiste em Dirigir e Conduzir a empresa no sentido de atingir os objectivos visados, razão de ser da empresa.

a palavra Organização passa a ter dois sentidos:

1. Sentido lato – Como uma unidade onde as pessoas interagem entre si para alcançar determinados objectivos.

2. Sentido restrito – Neste sentido a organização é considerada como uma das funções administrativas e significa o acto de organizar, ou seja, proporcionar todas as condições humanas e materiais, para que a empresa funcione com vista a atingir os seus objectivos.

Princípios gerais da teoria de Fayol:

1. Defende a divisão do trabalho – considera que a especialização das tarefas aumenta a eficiência das pessoas.

2. A empresa deve basear-se no princípio da autoridade – o chefe tem autoridade para dar ordens aos subordinados e espera destes, obediência.

3. cada operário deve apenas obedecer a um chefe.

4. Os interesses gerais devem estar acima dos interesses particulares.

5. Na empresa deve haver uma autoridade máxima, no topo da hierarquia e escalões de autoridade em linha descendente.

A teoria de Fayol, tal como a de Taylor, apresenta uma visão mecanicista do Homem porque não se interessa pelo comportamento humano considerado como um todo. Não tem em conta as relações humanas dentro da empresa.

A empresa é vista como um sistema fechado, onde todas as variáveis estão controladas e as consequências são previsíveis.


Ford



 
Bibliografia:

Publicado em: julho 16, 2008 Updated: outubro 25, 2010

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