terça-feira, 26 de outubro de 2010

AS CARACTERISTICAS DE HENRI FAYOL

A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos materiais e salariais e a excessiva unidade de comando e responsabilidade.
Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração.
Tendo como ótica a visão da empresa a partir da gerência administrativa, Fayol focou seus estudos na unidade do comando, autoridade e na responsabilidade. Em função disso, é visto como obcecado pelo comando.
A empresa como sistema fechado - A partir do momento em que o planejamento é definido como sendo a pedra angular da gestão empresarial, é difícil imaginar que a organização seja vista como uma parte isolada do ambiente. Manipulação dos trabalhadores - Bem como a Administração Científica, fora tachada de tendenciosa, desenvolvendo princípios que buscavam explorar os trabalhadores.
Esse foi um esboço básico sobre administração na visão de Fayol.
Não citarei os 14 Princípios Básicos Fayol de que podem ser estudados de forma complementar por que perguntou quais eram as Características da Teoria Clássica da Administração idealizada por Henri Fayol.                                                                       
                                                                                    
FAYOL             

Nenhum comentário:

Postar um comentário